Alberto Rocha é Professor Adjunto Convidado no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, com pós-doutoramento em Espanha, na Universidad de La Laguna. É docente na Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Preside à Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), coordena o Programa de Enriquecimento em Domínios da Aptidão, Interesses e Socialização (PEDAIS) e dirige a revista Sobredotação. Representa Portugal na Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA), integra diversos centros de investigação nacionais e internacionais, e é membro da American Psychological Association (APA), do European Council for High Ability (ECHA) e delegado do World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC). Publicou 15 livros e vários artigos científicos em revistas indexadas, centrando-se em temáticas como sobredotação, criatividade, funções executivas, motivação, competências socioemocionais e formação de professores.
Licenciada pela Faculdade de Motricidade Humana em Educação Especial e Reabilitação, intervém em neurodesenvolvimento desde 2006. É Técnica Especialista principal do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças/APPT21 e tem como áreas de intervenção de preferência as perturbações do desenvolvimento intelectual, espectro do autismo e dificuldades da aprendizagem específica da matemática. Trabalhou em inserção profissional de pessoas com PDI em modelo de emprego apoiado. Promove ações de formação e sensibilização junto da comunidade escolar em acomodações e adaptações curriculares com base no DL 54/2018, da escola inclusiva."
Licenciada e mestre em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa, é apaixonada pelo desenvolvimento infantil, onde intervém desde a primeira infância à adolescência.
Em 2019 abriu o Centro de Terapias Infantil Desenvolve-T, com a ambição de uma sociedade cada vez mais inclusiva, promovendo o desenvolvimento infantil e capacitação tanto no ambiente familiar, como escolar.
Ana Sofia Pereira é licenciada em Matemática e Ciências da Computação, com curso de mestrado em Matemática para o Ensino, pela Universidade de Évora. Doutoranda em Educação, integra a comunidade de investigação de Aprendizagem e Inovação do CeiED da Universidade Lusófona. É especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva. Desde 2008, tem-se dedicado ao ensino da Matemática, com foco em metodologias ativas, inovadoras e inclusivas. Atualmente é Professora e Coordenadora da EMAEI no Colégio Académico. A sua área de investigação é a Educação Matemática, com particular interesse na Diferenciação Pedagógica. Com formação em Coaching Educativo e Sucesso Escolar, é autora do projeto @matematicacoach que procura valorizar a aprendizagem e promover o espírito crítico, a autonomia e resiliência, relativamente à Matemática. É também co-autora do projeto @ed.minds que ambiciona promover uma educação inclusiva, empática e humanizada.
Professora de TIC dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. É mestre em Ciências da Educação, Especialização em Informática Educacional, pela Universidade Católica Portuguesa. Possui uma Pós-Graduação de Especialização em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
É formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na área de Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática). Tem a Certificação Internacional de Competências em TIC (ECDL). Certificação Microsoft Innovative Educator Expert (MIE) e recebeu a distinção de Apple Distinguished Educator (ADE).
Feliz , positiva, sonhadora por natureza, casada e mãe de quatro filhos.
Nasceu na cidade de Lisboa em 1984.
Recebeu uma educação que privilegiava a família, e ser mãe foi sempre um dos seus grandes sonhos. Aos trinta anos, em 2014, nasceu o Tomás, o seu primeiro filho, portador de Trissomia 21. Nesse mesmo ano, criou o blog Tomás My Special Baby, onde descreve com transparência a experiência de ter um filho com trissomia 21. Mesmo perante a adversidade, Andreia não desistiu de ser feliz e teve mais três filhos.
Hoje é uma mulher completa, por viver o melhor dos dois mundos.
Anos mais tarde criou um centro de terapias infantil - Desenvolve-T, com tudo o que acredita. Um centro que trabalha em contexto multidisciplinar.
Vê na família o seu porto de abrigo. Com uma vida cheia de sonhos, luta para que o Tomás seja um adulto feliz e independente.
Hoje em dia partilha as aventuras diárias de uma mãe com quatro filhos pela sua página do Instagram.
Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com mais de uma década de experiência na formação de agentes educativos, tem dedicado o seu percurso profissional à promoção de uma educação transformadora e inclusiva, promovendo práticas pedagógicas que ampliam as oportunidades de aprendizagem.
Atualmente, exerce funções de coordenação pedagógica no projeto Professores do Futuro, tendo já contribuído para a capacitação de mais de 800 docentes na integração de Inteligência Artificial Generativa nas suas práticas.
Educador de Infância, há 20, em creche e educação pré-escolar;
Mestrado em ciências da educação;
-Especializado em educação especial no domínio cognitivo motor;
e no domínio de intervenção precoce;
Formador certificado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Continua;
Autor do livro infantil: “O baile das estrelas”;
Participa em reflexões e artigos práticos em revistas e livros da especialidade da Educação de Infância.
Finalista do Global Teacher Prize 2023 e vencedor da Menção Honrosa “educação de infância” atribuída pela UNICEF
Pai de 3 rapazes o João Nuno e os Gémeos Salvador e Santiago;
Pediatra , dedicada ao neurodesenvolvimento há mais de 20 anos. Licenciada pela Nova Medical School, pós graduada em neurodesenvolvimento pela Universidade Católica Portuguesa, fez a formação de Pediatria no Hospital Prof Doutor Fernando Fonseca, onde concluiu a especialidade em 2007 e adquiriu o grau de assistente hospitalar graduada em 2015. Desde o início da sua formação, com interesse específico na área do neurodesenvolvimento, tendo realizado diversos estágios a nível nacional e internacional.
Trabalha no Centro de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz Lisboa, onde coordena a equipa de neurodesenvolvimento. É diretora clínica do Centro de Desenvolvimento Infantil Sensorialis. É sócia fundadora da Associação Includis, associação sem fins lucrativos para a promoção da inclusão de pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento, nomeadamente perturbação do espetro do autismo.
Lecionou na Licenciatura de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Orientadora de formação pré e pós-graduada
Revisora, na área do Neurodesenvolvimento, da Acta Pediátrica Portuguesa/Portuguese Journal of Pediatrics
Participação em cursos, reuniões e congressos nacionais e internacionais; autora e co-autora de diversas publicações, comunicações científicas e posters, tendo recebido dois prémios, um deles o Young Scientists Award (Congresso Mundial de PHDA).
Carla Sofia Prata Ramos Pereira [1975], Doutorada em Educação, na área da Formação de Professores, tema – Educação Artística, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tendo defendido a tese intitulada “A Emergência [e Urgência] da Criatividade na Adaptação à Sociedade Contemporânea: Um Caminho Através da Formação de Professores e Alunos”[2020].
Mestrada em Educação Artística: Especialização em Artes plásticas na Educação, pela Escola Superior de Educação de Lisboa [2013] e licenciada em ensino - Professores do Ensino Básico – Variante Educação Visual e Tecnológica [1997], pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco.
Formadora, pelo Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua, desde 2014, para as áreas das Didáticas Específicas (Educação Artística – Artes Visuais) e dos Materiais e Técnicas de Expressão Plástica, desenvolve, desde então, ações de formação na área da Criatividade: Técnicas de pensamento criativo e resolução de problemas.
É consultora do Centro de Formação de Professores da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica.
Docente de Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Artística no 2º ciclo do ensino básico, desde 1997, onde desempenhou diferentes cargos de gestão e outros de caráter pedagógico, iniciou funções como professora de ensino superior, em 2022, na Escola Superior de Educação de Viseu, encontrando-se atualmente a lecionar na Escola Superior de Educação de Lisboa, como Professora Adjunta Convidada, na área da Educação Artística e Formação de Professores.
Para além das atividades de docência e formação, desenvolve workshops de Criatividade e agilização do pensamento criativo, participa em eventos de carater científico e integra os Órgão Sociais da Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica.
Carlos Lindade é um profissional luso-canadiano com vasta experiência na área do Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ELT), estando envolvido na formação inicial de professores de inglês e docentes de carreira. Os seus interesses de investigação incluem o Desenvolvimento de Materiais Didáticos, a Educação de Professores com foco na IA, e a Aprendizagem de Línguas Mediada por Tecnologia (TELL). Atualmente, leciona UCs de Inglês a nível de licenciatura, bem como nos programas de mestrado em ensino de Inglês como Língua Estrangeira. Supervisiona práticas pedagógicas e dissertações de mestrado e regente das UCs de Produção de Materiais Didáticos e Inglês I. É Doutorado em Estudos Avançados de Inglês pela Universidade de Vigo e membro da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e membro do Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS). Membro da Comissão Pedagógica do Centro de Formação APPIFORMA
Celmira Macedo doutorou-se em educação inclusiva pela universidade de Salamanca. Especializou-se em inovação e empreendedorismo social no INSEAD (Fontainebleau, Paris).
Acredita que é a ensinar que se aprende. É Professora convidada e investigadora na Universidade Católica.
Dá palestras em todo o mundo a pais e professores há mais de 25 anos. Criou escolas para pais e escreveu um livro “Escola de Pais.NE”. Fundou várias respostas sociais disruptivas, sendo por isso, uma referência na Economia Social.
Tem a empatia no ADN, tal como o vício do inconformismo e coloca estes superpoderes ao serviços dos outros, o que já lhe valeu dezenas de reconhecimentos: foi considerada um dos “Heróis do ano 2012” pela Revista Visão; Troféu Português do Voluntariado; Personalidade do ano na Economia Social pela CASES; Empreendedora social do ano (INSEAD Alumni Portugal).
É ASHOKA Fellow desde 2021. Foi reconhecida pela União Europeia como uma das "Top 100 Women in Social Enterprise".
Apaixona-se facilmente por problemas e defende que para (quase) tudo há uma solução, por isso criou a EKUI. Uma metodologia que está a revplucionar a forma como as crianças aprendem e se relacionam através da empatia e da inclusão, reconhecida pela HundrED, na Finlândia, como uma das 100 mais impactantes inovações educativas do mundo.
Não tem a pretensão de mudar o mundo, mas acredita que pode mudar as crianças, e que essas, essas vão mudar o mundo.
Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e Diretora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano. Faz investigação nas áreas da Inovação Pedagógica, Aprendizagem Ativa e Desenvolvimento Profissional Docente. Tem uma ampla experiência na formação de professores em vários países (Portugal, Brasil, Tailândia, Colômbia, Lituânia, entre outros) e em todos os níveis de ensino. O seu propósito é mobilizar a investigação no apoio aos professores, no sentido de os ajudar a serem mais e melhores.
Eduardo Sá é psicólogo clínico e psicanalista, professor da Universidade de Coimbra e do ISPA, em Lisboa. É autor de artigos e de livros científicos na área da psicanálise e da psicossomática. E de livros de divulgação no âmbito da saúde familiar e da educação parental. Foi colaborador da Antena 1 durante anos e assinou o programa Amor em Tempos de Crise, com Fátima Lopes, na TVI24. Atualmente faz o podcast Porque Sim Não é Resposta com Judite França e Bruno Vieira Amaral, na Rádio Observador, e escreve todos os domingos para o jornal Observador.
A Associação Escola da Floresta – Forest School Portugal nasceu em 2017, com a intenção de estimular e nutrir a abordagem e movimento Forest School no país. Somos uma associação sem fins lucrativos, que tem como principais objetivos formar profissionais qualificados em Forest School, disponibilizar formações complementares que possam contribuir para o enriquecimento curricular, realizar encontros em rede e divulgar e apoiar projetos neste âmbito.
Neste sentido, acreditamos que o Education Summit será um evento de extrema importância para o panorama da Educação em Portugal, e que acontece no momento certo. Muitos parabéns por esta iniciativa e trabalho desenvolvido!
Fernando Alvim, um nome que ecoa nos corredores da comunicação social portuguesa, é muito mais do que um simples apresentador. Nascido a 3 de maio de 1974 em Vila Nova de Gaia, a sua jornada começou cedo, aos 13 anos, quando se apaixonou pela magia da rádio. Desde então, a sua voz tornou-se uma presença constante nas ondas hertzianas, passando por estações como Rádio Nova Era, TSF, Rádio Comercial e Antena 3, onde deixou a sua marca com programas inovadores e um humor inconfundível.
Aos 23 anos, Alvim conquistou a televisão, tornando-se um dos rostos mais populares do país. Programas como "Prova Oral" e "5 Para a Meia-Noite" revelaram a sua capacidade de improvisação, o seu humor peculiar e a sua habilidade em conduzir entrevistas únicas. A sua personalidade carismática e estilo descontraído conquistaram um público vasto e diversificado, que se identifica com a sua irreverência e autenticidade.
Para além da rádio e televisão, Fernando Alvim é um autor prolífico, tendo publicado vários livros onde explora o seu humor e visão do mundo. As suas obras, como "Pela Boca", "Ninguém Disse que Iria ser Fácil" e "Não és tu, Sou eu", revelam um lado mais íntimo e reflexivo do apresentador, que se aventura em temas como a vida, o amor e as relações humanas.
Educador de Infância de Nomeação Definitiva do Quadro do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena, na Malveira.
Coordenador de Projetos do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena (AEPAL)
ComunicARTE Membrana, PALTalks, "Conversas Pequenas sobre Coisas Grandes" ou a Coordenação da Formação);
Co-Autor e coordenador do Videocast "15 min e um café", um conjunto de conversas sobre Pedagogos e Pedagogias;
Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Mafra e representante na Secção de Monitorização e Avaliação da Formação no Centro de Formação de Associação de Escolas Rómulo de Carvalho - Mafra (CFAERC);
Docente da disciplina de "Perspetivas e Contextos de Educação" na Escola Superior de Educação de Lisboa;
Formador Acreditado pelo CCFCP (registo CCPFC/RFO-12079/01)e consultor de formação no GERA Educação, na Academia de Formação MR Terapias e em diversos Centros de Formação de Associação de Escolas;
Atualmente a frequentar o Programa de Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Psicomotricista especializada em neurodesenvolvimento e saúde mental infantil. Trabalha no Centro de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz Lisboa, onde coordena a equipa de Educação Especial e Reabilitação. Dedica-se à intervenção, avaliação, orientação a pais, professores e treinadores.
Lecionou sobre empreendedorismo e o processo ensino-aprendizagem na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e tem colaborado na orientação de estágios dos ciclos de estudo em Reabilitação Psicomotora (da Terapia Assistida por Equinos à intervenção em contexto hospitalar).
É consultora dos Programas Educacionais inclusivos Edu4WORD no Reino Unido, Irlanda e Portugal.
Tem formação complementar nos modelos BabySigns, Collaborative & Proactive Solutions, Sibshops e Terapia Comportamental Dialética.
Mãe de 2 minis, psicóloga e Guia Montessori AMI 3-12, co-fundadora da Escola Montessori do Porto. Num projeto de voluntariado ao Equador em 2011 conhece a pedagogia Montessori pela mão da Rebecca e Maurício Wild. De regresso a Portugal com um projeto que iria mudar a sua vida para sempre, inicia formação em Montessori primeiro em Santiago de Compostela, seguindo-se Girona. Desde 2015 tem partilhado esta paixão em workshops por todo o País e liderado diversos processos de consultoria. Em 2018 co-funda um espaço capaz de apoiar o desenvolvimento da natural e inerente da criança – a Escola Montessori do Porto. Acreditando que Montessori não deve ser exclusivo, mas inclusivo, em parceria com a Câmara M. de Matosinhos, colabora na formação da equipa e criação de duas salas Montessori ao nível do pré-escolar na Escola Pública.
Joana de Freitas-Luís é licenciada em Educação de Infância e doutorada em Didática e Formação/ Especialidade da Avaliação. É Professora Adjunta Convidada na ESECS-IPLeiria. Está diretamente envolvida na supervisão de práticas pedagógicas de estudantes da Licenciatura em Educação Básica e dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. É formadora certificada pelo CCPF e Delegada Centro da APEI. É fundadora e presidente da Associação Vozes da Infância (AVI) cuja missão é sensibilizar para os direitos das famílias e das crianças desde o nascimento. Os seus principais interesses investigativos prendem-se com (trans)formação da escola, pedagogias ativas, pedagogia da infância, direitos humanos, bem-estar das famílias, dos profissionais e das comunidades locais.
Doutor em Educação, (Didática e Desenvolvimento Curricular) pela Universidade de Aveiro; Mestre em Ensino da Matemática pela Universidade do Porto e Licenciado em Matemática (Ramo Educacional) pela Universidade de Coimbra.
Presidente da Associação de Professores de Matemática,
Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro,
Professor do quadro da Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra.
Formador acreditado pelo CCPFC nas áreas: - A43 Matemática/Métodos Quantitativos, - B115 Tecnologia e Comunicação Educativa; - C05 Didácticas Específicas (Matemática), - C15 Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática).
Especialista no uso das Tecnologia na sala de aula
Cientista, Investigador, atualmente Fundador e Director do Instituto de Educação Maria Montessori, o Training Centre da Associação Montessori Internationale em Portugal (IEMMP).
Depois de 15 anos dedicados à Ciência e à Investigação, o Dr. Jorge Beira descobriu a profundidade da pedagogia Montessori com o nascimento dos seus filhos, e continua fascinado com a adaptabilidade natural da pedagogia a todas as facetas do desenvolvimento Humano.
Como cientista, Jorge investigou o desenvolvimento e crescimento de várias espécies, as interacções entre células e sistemas - tanto em situações fisiológicas saudáveis como em casos patológicos, como a área do cancro - e investigou também a influência do ambiente e de factores externos na regulação dos genes (epigenética).
Nos últimos anos, tem-se dedicado a implementar o Training Centre da AMI em Portugal e a disseminar a pedagogia Montessori em países de língua Portuguesa, que têm agora acesso formação fidedigna e certificada internacionalmente pela AMI. Depois de viver e trabalhar em vários países, Jorge valoriza a diversidade e o multiculturalismo como um aspecto enriquecedor para uma educação equilibrada. Como Orador em eventos internacionais, dedica-se a transmitir as evidências científicas da pedagogia Montessori para responder à individualidade de cada Ser Humano e os seus benefícios para construir sociedades mais sustentáveis e pacíficas.
Licenciada em Escultura pela FBAUL, vive e trabalha em Cascais.
Expõe coletiva e individualmente desde 2002.
No seu trajeto artístico debruça-se questões relacionadas com a natureza através do desenho, livro de autor, escultura em metais e Land Art.
Está representada com escultura Pública no Montijo, nos Açores, e Ameixial.
Lecionou Escultura no ARCO- Centro de arte e comunicação visual, 2006 e 2011.
Coordenou, em contexto escolar, o ensino artístico e o projeto pedagógico de Ludobiblioteca e AEC de 2012 a 2020 em escolas públicas de primeiro ciclo do concelho de Cascais onde fez mediação dos espaços e estruturas lúdicas, biblioteca escolar e implementou práticas de ensino ao ar livre.
Concebe e orienta oficinas pedagógicas em Instituições públicas e privadas como a Fundação Calouste Gulbenkian, CCB, Teatro Municipal Maria Matos, Bibliotecas Municipais, etc.
Concebe e orienta formação para professores no âmbito do ensino ao ar livre e da promoção do contacto da criança com a natureza e o brincar livre.
Trabalha em contexto escola de 1º ciclo/JI a coadjuvar aulas ao ar livre em contexto curricular desde 2010, trazendo o currículo para a rua e acompanhando em tutoria equipas educativas. Neste âmbito coordenou e implementou vários projetos de naturalização de recreios.
Desde 2019 que dinamiza uma Oficina outdoor para crianças dos 2 aos 15 anos e acompanha um grupo de crianças em ensino doméstico em contexto outdoor.
Concebe e orienta formação para professores/educadores no âmbito da Arte Natureza e contextos Outdoor.
É mãe e grande amante da natureza.
Madalena Nunes Diogo é Diretora-Geral e Co-fundadora da Estrelas & Ouriços, um projeto multiplataforma dedicado à promoção da cultura, lazer e, sobretudo, educação para famílias. Licenciada em Matemática Aplicada pela Universidade de Lisboa e mestre em Statistics and Operational Research pela University of Sheffield, iniciou a sua carreira como Marketing Manager nas Seleções do Reader’s Digest, onde esteve entre 1995 e 2007.
Desde 2007, lidera a Estrelas & Ouriços, promovendo iniciativas que aproximam as famílias do conhecimento e da cultura, com um forte foco na educação informal e na valorização do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil. Criou o suplemento Expressinho do jornal Expresso em 2020, aprofundando a sua ligação à literacia para os media e estruturando visitas de estudo às redações da SIC e do Expresso para diferentes faixas etárias.
Nos últimos anos, tem-se dedicado ao estudo da forma como brincam as crianças em Portugal, desenvolvendo inquéritos e trabalhos conjuntos com o Instituto de Apoio à Criança (IAC) e a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Este percurso culminou na realização das Conferências Como Brincam as Crianças em Portugal (2019, 2022 e 2024), espaços de debate que reúnem especialistas da área da educação para refletir sobre o impacto do brincar no desenvolvimento infantil e na aprendizagem.
Com experiência como oradora em conferências sobre educação e empreendedorismo feminino, participou em programas televisivos na SIC e RTP e foi júri em festivais dedicados ao público infantojuvenil. A sua atuação reflete um compromisso contínuo com a promoção do acesso a experiências educativas e enriquecedoras para crianças e famílias, defendendo a importância da educação através da experiência e do contacto com a cultura.
Psicóloga, formada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. É especialista em desenvolvimento socio-emocional e em pedagogia. Formadora Certificada pela HighScope Foundation, Ypsilanti, E.U.A.
Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Co-Fundadora e diretora da Associação HighScope Portugal, training center.
Co-Fundadora e diretora criativa da Raiz International Active Learning School, escola certificada no modelo HighScope.
Tem realizado palestras e workshops em Portugal, EUA e outros países de língua portuguesa, os temas mais abordados no modelo HighScope são: Aprendizagem Ativa; Organização do Espaço; Resolução de Conflitos; Rotina Diária; Desenvolvimento Socio-Emocional.
Tem um vasto trabalho como formadora e consultora em instituições educativas.
Faz aconselhamento parental a famílias interessadas em adaptar o seu estilo parental a uma educação positiva.
Acredita que a mudança educativa é possível e vive motivada celebrando as enormes conquistas que cada professor, educador e técnico educativo realiza no seu contexto.
Marta Botelho, é educadora de infância, formada pela ESELx. Mestre em Intervenção Precoce, onde defendeu a tese "Os direitos de participação das crianças e o Movimento da Escola Moderna." Concluiu a Pós-Graduação em Educação em Creche e Outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos onde escreveu o artigo “A Creche como locus de cidadania”. Trabalha segundo o Modelo Pedagógico do MEM e é Diretora Pedagógica do Colégio Piloto Diese. É Professora Adjunta no Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. É formadora na área da educação. Foi reconhecida como especialista em Educação de Infância, pela APEI.
Marta Pinto, fundadora do AI goes to School. Foi professora de Educação Visual e Tecnológica, investigadora em Educação, e Learning Developer em empresas de Tecnologias de Informação, juntando mais de 20 anos de experiência em educação e tecnologia. Atualmente, trabalha com Inteligência Artificial em educação, apoiando escolas e professores na sua adoção responsável e ética, e fazendo consultoria em empresas que desenvolvem soluções IA para educação. No AI goes to School celebra professores inovadores destacando planos de aulas que integram IA no trabalho com os alunos.
Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, no Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. Doutorada em Educação, com especialização em Metodologia do Ensino da História e Ciências Sociais.
Investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, desenvolve investigação na área da Educação Histórica e da Formação de Professores. É ainda investigadora estrangeira no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH) da Universidade Federal do Paraná, Brasil, e no Grupo de Investigação de Didática das Ciências Sociais (DICSO) da Universidade de Múrcia, Espanha.
Participou na definição das Metas de Aprendizagem do Ministério da Educação de Portugal e integrou uma equipa de especialistas para o desenvolvimento do Currículo do Mestrado em Metodologia do Ensino Primário em Angola.
Atualmente, colabora em vários projetos internacionais, incluindo o Observatório Europeu de Ensino de História (OHTE), do Conselho da Europa, e um estudo sobre Educação Histórica para combater a Desinformação e Fake News, em parceria com o Goethe-Institut e a Universidade de Múrcia.
Perita externa na avaliação de Escolas e Agrupamentos de Escolas da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. É membro das redes internacionais EDHILAB (Educação Histórica – Laboratório), HEIRNET (History Educators International Research Network), IRAHSSE (International Research Association for History and Social Sciences Education) e da Associação de Professores de História (APH), Portugal, tendo sido membro da sua Direção (2008-2010) e, atualmente, consultora da associação.
Com um percurso consolidado na Formação de Professores, orienta vários estudos de Doutoramento e Mestrado em Educação Histórica e Formação Docente. Desde 2011, é autora e consultora de manuais escolares da Texto Editores (Grupo LeYa). Paralelamente, tem desempenhado um papel ativo na formação contínua de professores, sendo formadora em diversas ações desde 2002.
Presidente da Associação de Professores de História. Professor do Ensino Básico e Secundário. Licenciado em História, Ramo de Formação Educacional. Mestre em História, Defesa e Relações Internacionais. Doutorado em Estudos Urbanos. Coordenador das equipas que elaboraram as Aprendizagens Essenciais de História para o Ensino Básico e Secundário. Coordenador de diversos projetos nacionais e internacionais. Participante em diversos encontros de carácter científico nacionais e estrangeiros. Autor de diversos artigos e materiais relacionados com a temática da tese de doutoramento e com a temática da escravatura em Portugal. Autor de manuais escolares para o Ensino Básico e Secundário.
Mikaela Övén, ou Mia, é sueca e vive em Portugal desde 2001 e é mãe de 3 filhos de 20, 17 e 14 anos. Estudou ciências sociais e comportamentais na Universidade de Lund (Suécia) e formou-se em Recursos Humanos com a especialização em Desenvolvimento de Competências, Universidade de Malmö (Suécia). É facilitadora certificada pela Family Lab (Suécia), Instrutora de Mindfulness Certificada desde 2012, Practitioner em PNL e Coach certificada. Considera-se uma eterna estudante e entre outras coisas estudou com o terapeuta familiar dinamarquês Jesper Juul (Family Lab) é formada em Comunicação Não Violenta (programa de 2 anos), Family Communications & Positive Parenting, Competências de relacionamentos nas escolas (Family Lab), Neurobiologia do Amor (Dr Stephen Porges e Drª Sue Carter) e Linguagem Resonante (Sarah Peyton).
Fundou a Academia de Parentalidade Consciente e é autora de 9 livros de parentalidade consciente, mindfulness e desenvolvimento pessoal para adultos e crianças, editados pela Porto Editora. É co-anfitriã do primeiro podcast de desenvolvimento pessoal em Portugal, Inspiração Para Uma Vida Mágica e d'O Podcast da Parentalidade Consciente. Já teve rúbricas sobre parentalidade consciente e Mindfulness na rádio e televisão portuguesa. Procura apoiar indivíduos e famílias na busca de harmonia e equilibro através dos seus livros, as partilhas diárias nas redes, nos média, nas suas palestras e certificações.
Nuno Gomes é CEO e Fundador da Growappy, uma plataforma que está a redefinir a comunicação entre escolas e famílias e a revolucionar o setor educativo com Inteligência Artificial. Licenciado e Mestre em Engenharia de Redes de Comunicações e Sistemas de Informação pelo IST, alia a sua paixão por Educação, Empreendedorismo e Tecnologia para criar soluções inovadoras que simplificam o dia a dia de milhares de profissionais de educação e potenciam uma experiência escolar mais conectada e eficiente. Ao longo da sua trajetória, tem dedicado a sua vida à Educação, ajudando profissionais do setor a simplificar o seu trabalho e impulsionando a inovação no ecossistema educativo.
Licenciado em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação de Lisboa.
Formador creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) em Didáticas em Educação de Infância.
Professor Assistente da ESECS Politécnico de Leiria.
Co-fundador e vice-presidente da Associação Onda Promissora.
Coordenador do centro de formação e do projeto Gera Educação, dedicado à formação profissional na área da educação, com especial ênfase na educação de infância e 1º ciclo.
Autor do Livro “De mão dadas”
Palestrante e consultor pedagógico.
LEGO® Education Academy Certified Teacher Trainer
Formador no âmbito da utilização de novas tecnologias em sala de aula
Professor de História
Formado em História, ramo educacional. Instructional Designer no Departamento Multimédia da LeYa onde coordena a conceção e a produção de recursos educativos digitais para variados ciclos de ensino e áreas disciplinares.
Ricardo Costa, possui uma sólida formação académica e uma vasta experiência na área de administração de empresas e cargos de liderança.
Em 2011, Ricardo Costa concluiu com sucesso o MBA Internacional na Católica Porto Business School, o que marcou um ponto de viragem na sua carreira empresarial. Nesse mesmo ano passou a ocupar a posição de CEO do Grupo Bernardo da Costa e, atualmente, desempenha funções de Chairman do grupo e administração em várias empresas que têm presença em diversos países, incluindo Portugal, Espanha, Marrocos, Itália, Brasil e Camarões.
No ano de 2021, Ricardo Costa assumiu a presidência da AEMinho - Associação Empresarial do Minho, consolidando ainda mais o seu papel como figura influente no cenário empresarial e regional. Em 2024, passou a ocupar a função de presidente do Conselho Geral. Em 2023, Ricardo Costa foi nomeado Cônsul Honorário pelo Governo do Kosovo, o país mais jovem da Europa, testemunhando assim a sua contínua contribuição para as relações internacionais e diplomacia empresarial.
Rita Cordovil (PhD) é Professora Associada com agregação na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH, UL). Leciona a disciplina de Desenvolvimento, Controlo Motor e Aprendizagem e integra o Laboratório de Comportamento Motor e o centro de investigação CIPER (grupo Biolad) da FMH. Tem estado envolvida em projetos de investigação e ação relacionados com o brincar no exterior, participação e design de espaços de jogo. Realiza investigação e publica nas áreas de desenvolvimento motor, competência motora, percepção e ação, independência de mobilidade, risco e segurança infantil.
Terapeuta da fala com experiência profissional na avaliação e intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento, em equipa multidisciplinar no Centro de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do
Hospital da Luz Lisboa e na Speechcare, em prática clínica privada e em contexto escolar. Co-fundadora do cowork de saúde C-Único. Supervisora clínica na área da terapia da fala no contexto das perturbações
do neurodesenvolvimento. Educadora clínica de estágios académicos de Licenciatura em Terapia da Fala.
Instrutora Certificada Independente do Programa Baby Signs®. Autora e co-autora de posters, comunicações orais, trabalhos científicos e workshops na área do desenvolvimento da linguagem e do neurodesenvolvimento em congressos nacionais no âmbito da terapia da fala, da pediatria e noutras áreas do desenvolvimento infantil. Oradora convidada para congressos no âmbito do neurodesenvolvimento e ações de formação para educadores e professores.
Tim Perry é um especialista no ensino e avaliação de inglês há 32 anos, tendo trabalhado em diversas partes do mundo. Está no British Council há 29 anos, 19 dos quais em Lisboa, onde é atualmente responsável pela gestão de exames do Reino Unido em Portugal, num total de cerca de 7.000 exames por ano. Tim tem também muitos anos de experiência no ensino a alunos do ensino primário e secundário, em diversos contextos.
Educadora de Infância com experiência profissional como educadora, formadora e coordenadora pedagógica em Portugal, Irlanda e S. Tomé. Em 2011 desempenhou funções como professora auxiliar do Mestrado em EPE na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Em 2014 co-fundou a ChildDiary, a primeira plataforma digital de gestão curricular para a Educação de Infância em Portugal e que reflete a sua convicção de que a tecnologia deve ser utilizada de forma inteligente e eficiente para apoiar os profissionais de educação, permitindo-lhes dedicar mais tempo às atividades que realmente fazem a diferença na vida das crianças.
Com um compromisso firme em melhorar a qualidade da educação, tem sido uma voz ativa na transformação do setor, defendendo o equilíbrio entre inovação tecnológica e os princípios pedagógicos que colocam a criança no centro do seu próprio processo de aprendizagem através do seu podcast dedicado à EI " Conversas PEdagógicas" e, no Education Summit, anunciará com entusiasmo uma nova plataforma: A Villoo.
Em breve, teremos novidades incríveis para vocês!
Mais oradores de peso irão fazer parte do nosso evento, trazendo conteúdos inspiradores e transformadores.
Fiquem atentos!